Receita de Grostoli: Delicioso Doce Tradicional Brasileiro
O grostoli é um doce tradicional brasileiro, uma espécie de biscoito frito que é servido em diversas regiões do país, com nomes diferentes. No Rio Grande do Sul ele é conhecido como cueca virada, no Paraná é chamado de orelha de gato e em Santa Catarina é chamado de coscorão. Mas independentemente do nome, o grostoli é uma delícia que faz sucesso em qualquer lugar.
Ingredientes do Grostoli
- 500g de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de rum ou essência de baunilha
- Açúcar e canela para polvilhar
- Óleo para fritar
Modo de Preparo do Grostoli
Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o açúcar. Adicione os ovos, o fermento, o leite, a manteiga e o rum ou baunilha. Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Se necessário, coloque mais farinha de trigo para que a massa não fique muito grudenta.
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com aproximadamente 1 cm de espessura. Em seguida, corte a massa em tiras largas e em seguida corte as tiras em triângulos de aproximadamente 6 cm de comprimento.
Aqueça o óleo em uma panela funda e em fogo médio. Quando o óleo estiver quente, coloque os grostoli para fritar. Não coloque muitos de uma vez, para que não grudem e fiquem mal cozidos por dentro. Frite até que fiquem dourados dos dois lados. Retire com uma escumadeira e coloque em um prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo.
Após fritar todos os grostoli, polvilhe açúcar e canela em cima enquanto ainda estão quentes. Sirva a seguir.
Dicas para uma Receita Perfeita
Para garantir um grostoli bem frito e crocante, fique atento ao óleo utilizado. Utilize um óleo de boa qualidade e troque sempre que necessário para evitar que os grostoli fiquem encharcados. Além disso, não coloque muitos pedaços de uma vez na panela, pois isso pode diminuir a temperatura do óleo e prejudicar o cozimento.
Outra dica importante é deixar a massa descansar por alguns minutos antes de abrir com o rolo. Isso ajuda a deixar a massa mais maleável e facilita na hora de cortar os pedaços de grostoli.
Você também pode variar na hora de polvilhar. Além de açúcar e canela, você pode usar chocolate em pó, coco ralado ou até mesmo fazer uma calda de açúcar para mergulhar os grostoli depois de prontos.
Informações Adicionais
O grostoli é um doce típico das festas juninas e julinas, mas pode ser apreciado durante todo o ano. Além disso, é uma ótima opção para servir como sobremesa ou até mesmo para acompanhar um café da tarde com a família e amigos.
Esta é uma receita para aproximadamente 30 pedaços de grostoli. Caso queira fazer mais, basta dobrar ou triplicar a quantidade de ingredientes.
Uma curiosidade sobre o nome cueca virada, muito comum no Rio Grande do Sul, é que ele surgiu devido ao formato da massa, que quando frita, fica parecendo uma cueca masculina.
Conclusão
O grostoli é um doce delicioso, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Com essa receita, você pode resgatar a sua infância e ainda surpreender a sua família e amigos com um doce tradicional brasileiro. Então, não deixe de experimentar e compartilhar essa receita com quem você ama!
Lembre-se de sempre tomar cuidado ao fritar os grostoli para evitar acidentes e não esqueça de se divertir durante o preparo. Afinal, cozinhar também é uma forma de expressar amor e carinho pela comida e pelas pessoas que compartilham dela.
Agora é só colocar a mão na massa e saborear essa delícia que é o grostoli. Bom apetite!