Aprenda a fazer Grostoli

Receita de Grostoli

Receita de Grostoli: Delicioso Doce Tradicional Brasileiro

O grostoli é um doce tradicional brasileiro, uma espécie de biscoito frito que é servido em diversas regiões do país, com nomes diferentes. No Rio Grande do Sul ele é conhecido como cueca virada, no Paraná é chamado de orelha de gato e em Santa Catarina é chamado de coscorão. Mas independentemente do nome, o grostoli é uma delícia que faz sucesso em qualquer lugar.

Ingredientes do Grostoli

  • 500g de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de rum ou essência de baunilha
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Óleo para fritar

Modo de Preparo do Grostoli

Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o açúcar. Adicione os ovos, o fermento, o leite, a manteiga e o rum ou baunilha. Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Se necessário, coloque mais farinha de trigo para que a massa não fique muito grudenta.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com aproximadamente 1 cm de espessura. Em seguida, corte a massa em tiras largas e em seguida corte as tiras em triângulos de aproximadamente 6 cm de comprimento.

Aqueça o óleo em uma panela funda e em fogo médio. Quando o óleo estiver quente, coloque os grostoli para fritar. Não coloque muitos de uma vez, para que não grudem e fiquem mal cozidos por dentro. Frite até que fiquem dourados dos dois lados. Retire com uma escumadeira e coloque em um prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo.

Após fritar todos os grostoli, polvilhe açúcar e canela em cima enquanto ainda estão quentes. Sirva a seguir.

Dicas para uma Receita Perfeita

Para garantir um grostoli bem frito e crocante, fique atento ao óleo utilizado. Utilize um óleo de boa qualidade e troque sempre que necessário para evitar que os grostoli fiquem encharcados. Além disso, não coloque muitos pedaços de uma vez na panela, pois isso pode diminuir a temperatura do óleo e prejudicar o cozimento.

Outra dica importante é deixar a massa descansar por alguns minutos antes de abrir com o rolo. Isso ajuda a deixar a massa mais maleável e facilita na hora de cortar os pedaços de grostoli.

Você também pode variar na hora de polvilhar. Além de açúcar e canela, você pode usar chocolate em pó, coco ralado ou até mesmo fazer uma calda de açúcar para mergulhar os grostoli depois de prontos.

Informações Adicionais

O grostoli é um doce típico das festas juninas e julinas, mas pode ser apreciado durante todo o ano. Além disso, é uma ótima opção para servir como sobremesa ou até mesmo para acompanhar um café da tarde com a família e amigos.

Esta é uma receita para aproximadamente 30 pedaços de grostoli. Caso queira fazer mais, basta dobrar ou triplicar a quantidade de ingredientes.

Uma curiosidade sobre o nome cueca virada, muito comum no Rio Grande do Sul, é que ele surgiu devido ao formato da massa, que quando frita, fica parecendo uma cueca masculina.

Conclusão

O grostoli é um doce delicioso, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Com essa receita, você pode resgatar a sua infância e ainda surpreender a sua família e amigos com um doce tradicional brasileiro. Então, não deixe de experimentar e compartilhar essa receita com quem você ama!

Lembre-se de sempre tomar cuidado ao fritar os grostoli para evitar acidentes e não esqueça de se divertir durante o preparo. Afinal, cozinhar também é uma forma de expressar amor e carinho pela comida e pelas pessoas que compartilham dela.

Agora é só colocar a mão na massa e saborear essa delícia que é o grostoli. Bom apetite!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Vavwin Chicken 777 Boa Sorte 777 Slots Happy Sheep 777 Akwin777 BRjoga Amigo777bet 188brl bggbet Winner 777 Slots Ameibet Sereia bet Vamos la bet
Scroll to Top